Estudo superior público VS estudo superior particular

Eu tive o prestigio de cursar nas duas modalidades de ensino. Em 2019 graduei em direito e no decorrer de cinco anos de curso conseguir obter experiência para a minha formação profissional.

Na faculdade particular, além do pagamento da mensalidade ser um valor exorbitante para a família popular Brasileira. O valor acima de um salário mínimo para cursar direito é um grande desafio apenas para conseguir a entrada no curso. O governo federal através dos programas sociais de educação, como por exemplo, o prouni, me concedeu o privilégio de reduzir o valor das mensalidades e assim conquistar o meu sonho.

Dentro da Unime foi um grande desafio, meu ensino médio não era dos melhores e quando fui de encontro às leis e todo procedimento houve uma relação espiritual e apaixonante com envolvimento entrelaçado com um talento oculto que foi despertado no primeiro contato.

As pessoas da minha turma eram filhos de advogados, de médicos, de engenheiros e influences. Além da minha pessoa, só tinha umas seis alunos que apresentavam dificuldade financeira. As aulas foram 80% presenciais e os professores de fato eram verdadeiros virtuosos e mestres do Direito, tudo foi muito encantador.

Todo mundo tinha medo de reprovar... Era até engraçado porque quando a disciplina era rigorosa e exigia muito esforço do aluno. A sala criava um clima de tensão porque uma reprovação a depender da matéria custava entre 600 a 1200 reais. Por isso as pessoas valorizavam cada aula ministrada.

Os debates sempre foram de alto nível, meus colegas e amigos, cada um deles tinha um talento. Resolução de provas com gabarito, provas discursivas, oralidade, criação de peça profissional ou administração do júri simulado. Era incrível!

Em 2020, adentrando na universidade federal do sul da Bahia no curso de BI em humanidades. Senti uma grande diferença no ensino. Infelizmente presenciei um ano conturbado devido à pandemia do covid 19 e isso afetou muito as aulas da universidade.

O sistema de ensino passou a ser todo online e mesmo com os desafios o conteúdo do quadrimestre foram entregues de forma plausível por alguns componentes, outros deixaram a desejar. Por exemplo, matemática e espaço, componente em que o professor não se apresentou formalmente, gravou nove aulas no youtube antecipadamente e soltava o link para os alunos assistir. Uma metodologia péssima que gerou muita revolva dentre os colegas. O componente teoria do Estado, o professor ministra as aulas por email, busca fonte do Wikipédia e elaborava questionários confusos para atribuir a nota aos alunos. Vale salientar que esse componente é de suma importante para o Bi de humanidades e já cursei essa disciplina com um nível de debate extremamente considerado.

Por outro lado, professores como Marcio do componente de ciência política e Joel do componente universidade e sociedade conseguiram mostrar o potencial da universidade com a devida qualidade que merece.   Aulas com grau de variação de metodologias de ensinamento por parte do professor Joel e grandes debates por parte do Professor Marcio.

A universidade publica deveria ser mais valorizada pelos alunos. É totalmente gratuita e esse acesso é um privilegio. Alguns professores deveriam também valorizar as suas turmas e os seus respectivos salários.

Estou ansioso para continuar e chegar até o final. Até lá irei escrever muito por aqui.

Comentários

  1. Alex: obrigado pela menção às minhas aulas e as estratégias pedagógicas utilizadas nas aulas on line. Torço para que você continue os registros porque serão valiosos no futuro, ainda que não muito lidos por outros, será uma ótima memória desses inesquecíveis anos de 2020/1.

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Componente universidade e sociedade (Universidade federal do Sul da Bahia)